André Breton, em 1927, um dos fundadores do surrealismo, propôs a 'escrita automática' como formar de liberar do inconsciente a criatividade, consiste no seguinte:
Em uma folha de papel (ou, atualmente, num computador), escreva tudo o que lhe vier à cabeça, o mais rapidamente possível. Não pare para ler o que já escreveu, não se preocupe em respeitar as margens ou em seguir normas de ortografia, não se preocupe com a sua letra. Apenas escreva, incessantemente, durante um tempo pré-determinado ou até cansar. Caso algum bloqueio apareça, escreva-o! O importante é não parar.
No início, a tendência é escrever coisas díspares, sem sentido (aparente), palavras ou frases soltas. Mas, com a prática, é possível escrever textos quase prontos, com abordagens originais, sinceras e... criativas!
Adaptei a idéia para as crianças. Pedi que escrevessem apenas pequenas frases
Em uma folha de papel (ou, atualmente, num computador), escreva tudo o que lhe vier à cabeça, o mais rapidamente possível. Não pare para ler o que já escreveu, não se preocupe em respeitar as margens ou em seguir normas de ortografia, não se preocupe com a sua letra. Apenas escreva, incessantemente, durante um tempo pré-determinado ou até cansar. Caso algum bloqueio apareça, escreva-o! O importante é não parar.
No início, a tendência é escrever coisas díspares, sem sentido (aparente), palavras ou frases soltas. Mas, com a prática, é possível escrever textos quase prontos, com abordagens originais, sinceras e... criativas!
Adaptei a idéia para as crianças. Pedi que escrevessem apenas pequenas frases
2º fiz uma concentração com a classe: pedi que fechassem os olhos e deixassem a mente tranqüila, sem nada no mais profundo silêncio.
3º Pedi que escrevessem a primeira coisa que viesse a cabeça, 'do jeito delas', e não se preocupassem com erros ou acertos.
4º ilustrar a frase, deixei livre para que a imaginação se manifestasse (algumas colocaram personagens nos desenhos com falas, outras em forma de HQ)
5º Apresentação para a classe: (todos leram suas frases para a turma)
Esta atividade propiciou às crianças:
- concentração
- criatividade
- enfrentar medos: de escrever, de errar, de manifestar idéias originais
- explorassem outras formas de se expressa r.
- colaboração entre eles: os que tinham mais dificuldades em escrever determinadas palavras foram auxiliados pelos coleguinhas.
Alunos da 1ª série B
Profa. Vera Pontes
5 comentários:
Gostei da idéia, é bem interessante.
Parabéns pela iniciativa.
Camila
Olá,
Seu espaço é super interessante. Amei. Voltarei mais vezes.
Desejo uma linda terça feira e muita paz.
Smack!
Edimar Suely
jesusminharocha.blig.ig.com.br
Amei de verdade seu cantinho. Parabéns. Convido-a a visitar o meu sem compromisso. Carinhosamente, Bia
Passando para fazer uma visitinha costumeira e ver as novidades e aproveito para desejar uma Feliz Páscoa amiga!!!
Fantastic goods from you, man. I've take into accout your stuff previous to and you are simply extremely fantastic. I actually like what you have got right here, certainly like what you are stating and the way by which you say it. You're making
it entertaining and you continue to care for to keep it wise.
I can not wait to read much more from you. That is really a tremendous site.
my web site - silk scarf
Postar um comentário